<$BlogRSDUrl$>

 

TABAGISTA ANÔNIMO

 

O MINISTÉRIO DA SAÚDE ADVERTE:

As opiniões sobre métodos de parar de fumar aqui apresentadas não seguem critérios científicos ou estatísticos, e podem não fazer sentido para outros indivíduos.

O autor deste site não tem nenhum vínculo com o grupo Tabagistas Anônimos.

 

::F.A.Q. do T.A.::
::Dicas do T.A.::
 
Blogueiros Contra o Tabagismo

Selo do BCT, fundo preto

Selo do BCT, fundo branco

 
links sobre tabagismo
:: e-mail-me ::
 
Rede Tabaco Zero
 
This page is powered by Blogger. Isn't yours?
 

 

-31 de maio de 2004 -

Não seja pobre. Pare de fumar!

Poster Dia Mundial Sem TabacoNeste blog você tem acompanhado os motivos e dificuldades pessoais de alguns indivíduos para largar o cigarro. Mas os malefícios do tabagismo na verdade ultrapassam a esfera individual. O tabagismo tem sido apontado como causador de graves problemas socias no globo, um agravante da pobreza, da fome e da desnutrição, ampliando assim a desigualdade entre pobres e ricos.

Por isso a Organização Mundial da Saúde (OMS) escolheu "Tabaco e Pobreza - Um Círculo Vicioso" como tema do Dia Mundial Sem Tabaco, que se comemora hoje, por acreditar que o controle do tabagismo tem uma relação direta com a redução da pobreza.

"Dos cerca de 1,3 bilhões de fumantes, 80% vivem em países em desenvolvimento, e dos 100.000 jovens que começam a fumar a cada dia, 80% são de países em desenvolvimento. O cenário mundial mostra que, na maioria dos países, existe uma correlação entre tabagismo, baixa renda e baixo nível de escolaridade. No Brasil, indivíduos com baixo nível de escolaridade têm probabilidade cinco vezes maior de serem fumantes do que indivíduos que têm o nível universitário." (INCA)

"No caso das nações mais pobres, onde a escassez de comida é um problema real, e onde uma parte significante da renda familiar é destinada à compra de alimentos, os gastos com cigarro podem fazer a diferença entre uma dieta adequada e desnutrição. Em Bangladesh, o gasto diário de um fumante com cigarros seria suficiente para adquirir 3.000 calorias em arroz. Pesquisadores estimam que 10,5 milhões de pessoas passam fome e 350 crianças morrem por dia em função do uso do dinheiro que deveria ser destinado à compra de alimentos para aquisição de tabaco.

"No Vietnam, estatísticas mostram que em média os gastos com tabaco são 3,6 vezes superior que os gastos com educação, 2.9 vezes maior que com vestuário, e 1,9 vezes maior que com saúde. Em países pobres, mesmo um pequeno aumento nas verbas para educação e saúde já causariam um grande benefício às crianças. Em vez disso, o dinheiro é desperdiçado com um produto viciante e mortal.

"Para os que adoecem ou morrem jovens por causa do tabaco, há ainda os custos de assistência médica e o empobrecimento da família cujo arrimo morre. No entanto, as despesas não começam com a doença, mas quando recursos importantes são desviados para o tabaco."(OMS)

Leia mais no site da OMS (em inglês). Ou no Manual de Orientação para a Comemoração do Dia Mundial sem Tabaco, elaborado pelo Centro de Vigilância Epidemiológica de SP, onde parte do material da OMS foi traduzido para o português, e acrescentadas informações relativas o Brasil.

Feliz Dia Mundial sem Tabaco!

Tabac - 18:45

0 Comentários:

Postar um comentário

Link para este post:

Criar um link

<< Voltar