<$BlogRSDUrl$>

 

TABAGISTA ANÔNIMO

 

O MINISTÉRIO DA SAÚDE ADVERTE:

As opiniões sobre métodos de parar de fumar aqui apresentadas não seguem critérios científicos ou estatísticos, e podem não fazer sentido para outros indivíduos.

O autor deste site não tem nenhum vínculo com o grupo Tabagistas Anônimos.

 

::F.A.Q. do T.A.::
::Dicas do T.A.::
 
Blogueiros Contra o Tabagismo

Selo do BCT, fundo preto

Selo do BCT, fundo branco

 
links sobre tabagismo
:: e-mail-me ::
 
Rede Tabaco Zero
 
This page is powered by Blogger. Isn't yours?
 

 

-17 de maio de 2004 -

Substituindo um prazer

O Dr. Rigatto tem uma teoria interessante, que para mim faz muito sentido. Segundo ele, quem quiser deixar de fumar deve compensar a perda deste prazer com outros. Só quem conseguir fazer essa susbtituição conseguirá se manter ex-fumante.

A susbtituição mais óbvia e eficiente é sem dúvida pela atividade física. Primeiro porque ela libera endorfinas que trazem a sensação de bem-estar, uma sensação que perdura por 24 horas. E também porque põe à mostra de forma inequívoca os malefícios do cigarro, ao fazer-nos entrar em contato mais intenso com nosso corpo. Neste mundo urbano de elevadores, escadas rolantes, automóveis, controles-remotos, máquinas de lavar, e toda a sorte de aparatos eletro-eletrônicos, usamos muito pouco da nossa capacidade física. Um fumante sedentário pode passar décadas sem perceber nenhuma limitação corporal, até que atinja uma certa idade - e aí já está podre por dentro. Quem faz exercício físico vai primeiro notar a melhora do desempenho ao deixar de fumar, além de combater a tendência à obesidade do ex-fumante, e vai notar também uma rápida queda de desempenho caso volte a fumar. Isso pode passar despercebido para quem (como eu, até poucos meses atrás) só fazia subir a frequência cardíaca se levasse um susto, ou se o elevador quebrasse.

Por isso, se você quer largar o cigarro e é sedentário, talvez a melhor providência que pode tomar seja começar a 'malhar'. De que forma, fica a seu critério. Escolha uma atividade que lhe dê prazer e seja compatível com seu preparo físico atual. Uma caminhada, para quem não fazia nada, é um começo excelente. Se você estiver muito mal, pode ser difícil obter prazer no início, mas persevere um pouco. Porque logo você vai notar uma evolução, e isso é uma motivação e tanto. Quando reparar, vai ter adquirido um vício positivo; não vai mais conseguir ficar muito tempo sem malhar.

Essa não é a unica alternativa para substituir o prazer de fumar por outros mais saudáveis. Se antes seu dinheiro era curto para se dar ao luxo de ter uma TV a cabo, ou uma internet banda larga em casa, pense que o que você economiza em cigarros em um mês é mais ou menos o custo desses pequenos e divertidos luxos. Compre mais um ou dois livros por mês, se gosta de ler. Vá cinco ou seis vezes por mês a mais no cinema, se gosta de filmes, e assim por diante.

Tabac - 18:09

0 Comentários:

Postar um comentário

Link para este post:

Criar um link

<< Voltar